30/05/17

O projeto PETRA participou da oficina do Estado de Mato Grosso sobre a “Estratégia: Produzir, Conservar e Incluir”

A iniciativa foi identificada entre outras 204 que realizam ações de combate às mudanças climáticas

 

Organizações e projetos parceiros se reúnem durante a oficina sobre a PCI (Foto: Fernanda Nazário/Sema-MT)

Organizações e projetos parceiros se reúnem durante a oficina sobre a PCI (Foto: Fernanda Nazário/Sema-MT)

 

Nos dias 23 e 24 de maio no hotel Delmond em Cuiabá (MT), foi apresentado o mapeamento de projetos e organizações que podem contribuir para a implementação da “Estratégia: Produzir, Conservar e Incluir” (PCI). A PCI contratou uma equipe de consultores para realizar o diagnóstico de iniciativas existentes visando a sua primeira fase de planejamento. A estratégia do Governo do Estado busca diminuir os efeitos negativos das mudanças climáticas com a diminuição das emissões de gás carbônico e do desmatamento, aliados a uma produção sustentável e inclusiva no estado.

O projeto PETRA tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região Noroeste do estado, se enquadrando assim dentro das metas da PCI, aliando produção sustentável, conservação e aspectos de inclusão social. Em suas diretrizes, o PETRA prevê o compartilhamento de informações sobre a região e pode oferecer dados para os gestores públicos e os proprietários locais com a implementação de um sistema de gestão da informação e monitoramento territorial.

O projeto também participa da articulação entre os atores sociais no Noroeste de Mato Grosso para o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis – atuando, por exemplo, com os coletores de castanha-do-Brasil ou a partir de pesquisas sobre os sistemas agroflorestais (SAFs). Ou seja, em cooperação com outras instituições, o PETRA fornece subsídios para o desenho de políticas públicas, que podem contribuir para o alcance dos objetivos da PCI até 2030.

Ao longo dos dois dias da oficina sobre a PCI, foram apresentados eixos temáticos e propostas de ação para atingir as metas definidas. Os participantes – representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado – foram divididos em grupos de trabalho para a discussão de planos de ações prioritárias.

A PCI é um compromisso assumido por Mato Grosso durante a Conferência do Clima de Paris (COP 21) em 2015. Seus objetivos incluem a economia de baixo carbono, a conservação ambiental e a promoção da inclusão social por meio de parcerias público-privadas que favoreçam a integração de políticas públicas. São 21 metas que pretendem minimizar as mudanças climáticas e a emissão de gases até 2030.

*Com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de MT e da FolhaMAX.

Mais informação sobre a PCI são disponíveis em: http://www.pci.mt.gov.br/

Recomendados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Financiadores:
Gestão Administrativa e Financeira:
Implementação: