14/12/17

Guia de aves da Fazenda São Nicolau pode fomentar o ecoturismo na região

Registro da espécie Hylophylax punctulatus, popularmente chamada de Guarda Várzea (Foto: Victor Castro/PETRA)

Registro da espécie Hylophylax punctulatus, popularmente chamada de Guarda Várzea (Foto: Victor Castro/PETRA)

O livro tem por objetivo apresentar algumas informações das espécies de aves da região de Cotriguaçu, que possui rica biodiversidade por estar localizada na Amazônia meridional. A publicação se volta para o público leigo que se interessa pela observação de pássaros ou “bird watching”. A escolha pelas aves se justifica pela atração que esses animais despertam para o ecoturismo em todo o mundo, podendo também resultar em geração de renda local. Além disso a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) possui um quadro de pessoas qualificadas para um rápido levantamento e registro fotográfico de boa qualidade das espécies de aves da região.

A parceria entre o projeto PETRA (Plataforma Experimental para gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal), o Projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF (PPCFPO) e a Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, ligada ao Instituto de Biociências da UFMT, aconteceu a partir do “Curso de Ecologia do Campo”, edição de 2014. Durante a formação, surgiu a ideia de fomentar o turismo na região, conduzindo à reflexão de como a Universidade Pública poderia contribuir nesse processo. Afinal, a Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade vem desenvolvendo atividades de pesquisas na Fazenda São Nicolau há mais de 4 anos.

O guia digital, que ficará disponível no site do PETRA, descreve várias espécies com interesse científico e biogeográfico. Um exemplo é a Cacicus aff. Oseryi, que está sendo estudada por pesquisadores brasileiros como nova espécie (as análises devem futuramente confirmar esse status). No livro, as pequenas espécies recebem uma curta descrição acompanhadas de fotografias. Ícones devem indicar as preferências climáticas e o tipo de vegetação do habitat desses animais. Características físicas, como altura máxima e marcas que distinguem as espécies, também são apresentadas no guia.

A edição do livro é de responsabilidade do Dr. Roberto Silveira e da Dra. Flávia Nogueira. O Dr. João B. Pinho e o Dr. Vitor Piacentini coordenam a produção dos diversos autores que contribuem com o rico material a ser incorporado no guia. A iniciativa foi financiada pelo PETRA e PPCFPO, incluindo as pesquisas realizadas com transporte aéreo e terrestre, a logística de campo, a alimentação da equipe e os materiais de pesquisa.

Fotografias de algumas espécies fotografadas para o guia:

Cacicus aff. oseryi - Japu de capacete, provável nova espécie (Victor Castro/PETRA)

Cacicus aff. oseryi – Japu de capacete, provável nova espécie (Victor Castro/PETRA)

 

Poecilotriccus capitalis - Maria Picaça (Victor Castro/PETRA)

Poecilotriccus capitalis – Maria Picaça (Victor Castro/PETRA)

 

Onychorhynchus coronatus (Tiago Ferreira/PETRA)

Onychorhynchus coronatus (Tiago Ferreira/PETRA)

 

Pipra fasciicauda(Tiago Ferreira/PETRA)

Pipra fasciicauda (Tiago Ferreira/PETRA)

 

Trogon melanurus (Tiago Ferreira/PETRA)

Trogon melanurus (Tiago Ferreira/PETRA)

Recomendados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Financiadores:
Gestão Administrativa e Financeira:
Implementação: