Definição

O projeto da Plataforma Experimental para gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (PETRA) atua na integração social e no compartilhamento dos resultados das pesquisas realizadas na Fazenda São Nicolau (Cotriguaçu, MT) com a comunidade local. O objetivo da iniciativa é a promoção do desenvolvimento sustentável no Noroeste do Mato Grosso. A região é considerada como um espaço piloto e de teste para as políticas públicas que harmonizam o crescimento econômico das áreas de fronteira agrícola com a preservação das florestas. Pequenos produtores, gestores públicos, alunos e professores de escolas e universidades públicas, entre outros, são beneficiados pelas atividades.

4-1-768x512

Foto: Thiago Forest

A ONF Brasil e a ONF International, com o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), implementam o PETRA desde o lançamento em 2012. O projeto – financiado pelo Fonds Français pour l’Environnement Mondial (FFEM), a Peugeot e o Office National des Forêts (ONF) – conta com o cofinanciamento de outros parceiros atuando na região (Instituto Centro de Vida – ICV, The Nature Conservancy – TNC e Serviço Florestal Brasileiro – SFB).

A partir de quase 20 anos de pesquisa sobre biodiversidade e sequestro de carbono florestal e atividades de educação ambiental na São Nicolau, surgiu a motivação para o projeto. A fazenda, localizada às margens do arco de desmatamento da Amazônia, se tornou um laboratório a céu aberto. No cotidiano, os pesquisadores se deparam com o desafio de garantir o desenvolvimento sustentável do município, colaborando para a melhoria da qualidade de vida e a regularização territorial. Os componentes do PETRA foram elaborados para oferecer um plano de ação em longo prazo.

Financiadores:
Gestão Administrativa e Financeira:
Implementação: