03/11/16

A partir de imagens de satélite, o projeto PETRA coleta dados sobre a ocupação do solo para elaborar observatório territorial

Mapa identifica a localização das etapas da missão de campo (Foto: Acervo do PETRA)

Mapa identifica a localização das etapas da missão de campo (Foto: Acervo do PETRA)

 

A ferramenta deve apoiar a tomada de decisão de gestores públicos, associações da sociedade civil e produtores rurais do Noroeste do Mato Grosso. Além do mapeamento da região a partir de imagens de satélite, a Plataforma Experimental para a Gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (PETRA) realizará levantamento de indicadores sociais, econômicos e ambientais.

As imagens em alta resolução serão obtidas por meio dos satélites Sentinel-1a, Sentinel-1b e Sentinel-2. O conteúdo, de acesso gratuito, é fornecido a partir da cooperação internacional promovida pela Comissão Europeia com as agências especiais europeia e americana (NASA e ESA) e o Centro Científico de Astrologia (USGS). O Sentinel Online (sentinel.esa.int) torna disponíveis dados de monitoramento de toda a Terra com a frequência de 6 a 12 dias.

O PETRA já dispõe de imagens preliminares do satélite Landsat, gerido pelo USGS e com um banco de dados de aproximadamente 40 anos. Contudo, em setembro e outubro deste ano, ocorreu uma missão para coletar dados em campo, a partir das imagens do Landsat, para a posterior aplicação na classificação dos usos dos solos com apoio de imagens Sentinel. Outros objetivos da missão foram a verificação da qualidade da classificação inicial para adequá-la às classes de ocupação do solo observadas em campo, como também a coleta de dados sobre os contextos locais.

A duração da missão foi de 10 dias e contou com a participação do especialista em geoprocessamento e teledetecção da ONF International Anoumou Kemavo. Referências de GPS e fotografias associadas serviram de suporte às atividades.

Veja aqui o termo de referência sobre a missão.

Recomendados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Financiadores:
Gestão Administrativa e Financeira:
Implementação: